sábado, 30 de abril de 2016

Dia dos Pais

Dia do Pai, 19 de março (em Portugal), ou Dia dos Pais, segundo domingo de agosto (no Brasil), nos Estados Unidos e Inglaterra no terceiro domingo de junho, geralmente coincida com o dia cristão em que se comemora dia de São José, Pai de Cristo, é a data comemorativa em que se homenageia a figura paterna da família cristã e antepassados pais (The Gran's - Fhathers, Gran Great - Father's ...).

História[editar | editar código-fonte]

Evoca-se também, como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai, um rei babilônico famoso Nabucodonosor. Daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou nos Estados Unidos como Inglaterra esse dia no calendário cristão, o "Dia do Pai" (Father's Day).

Comemoração[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, o dia do pai é comemorado a 19 de Março, seguindo a tradição daIgreja Católica, que neste dia celebra São José, esposo da Virgem Santa Maria(mãe de Jesus).
No Brasil, é comemorado no segundo domingo do mês de agosto. No país a implementação da data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.[1]

Países que celebram no terceiro domingo de junho[editar | editar código-fonte]

Países que celebram em outras datas[editar | editar código-fonte]





Galeria










































Nenhum comentário:

Postar um comentário